Vantagens de enviar a declaração do IR 2019 antes

Nesta quinta-feira será iniciado a entrega da declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano de 2018. E a Receita informa que há algumas vantagens para aqueles que enviam a declaração com antecedência, algo que não acontece para aqueles que deixam para a última hora.

O prazo para a entrega da declaração do imposto este ano é até o próximo dia 30 de abril de 2019, onde todos os anos é sempre iniciado nos primeiros dias úteis do mês de março. O programa já estará disponível para download através do seguinte endereço eletrônico:

Declarações de 2019

Para este ano a Receita Federal espera receber cerca de 30,5 milhões de declarações, número 1,23 milhão superior as declarações de 2018.

Vantagens de enviar a declaração do IR 2019 antes

Entre as vantagens da entrega antecipada estão:

  • Recebimento da restituição na primeira semana;
  • Não pagamento de multas;
  • Correção de erros.

Recebimento da restituição na primeira semana. Quanto antes a entrega for realizada, o pagamento da restituição (caso tenha direito) deve ser feito já nos primeiros lotes. De maio a dezembro, totalizando sete lotes, a Receita Federal faz o pagamento das remessas das restituições.

Há quem opte por entregar nos últimos dias para receber os valores com uma correção monetária, baseada na taxa básica de juros (Selic), porém há o risco de sofrer consequências (multas) caso haja alguma inconsistência.

Não pagamento de multas. Quanto antes a entrega for feita, maior será o prazo para realizar as correções necessárias. Assim a entrega será bem consistente, sem a pressão do prazo final. O contribuinte normalmente precisa reunir uma grande quantidade de documentos para que sejam feitas as comprovações de despesas.

Os pagadores são obrigados à entregar os informativos de rendimentos até o último dia de fevereiro. Já os comprovantes de gastos dedutíveis, como educação e despesas médicas, devem ser solicitados aos próprios prestadores de serviços, assim a entrega antecipada é fundamental para que o prazo não seja perdido.

A multa por atraso nas declarações neste ano está em R$ 165,74, sendo o mínimo, e o máximo está em 20% do imposto devido.

Correção de erros. Outra vantagem da entrega antecipada é poder corrigir erros e acrescentar detalhes antes do prazo final da entrega, evitando multas e problemas futuros. Quem faz a entrega antes também pode fazer a alteração do modelo de declaração (simples ou completo), onde é possível tirar ou acrescentar gastos.

Após o fim do prazo máximo, não é possível realizar a troca do modelo.

Investimentos

Quando a restituição sair, é possível aplicar os valores em tesouro direto, rendendo mais do que na poupança. Fica a dica!

Avalie

Deixe um comentário