Dinheiro Esquecido nos Bancos como Solicitar

Verificar e resgatar valores a receber do Banco Central pode ser uma excelente forma de recuperar recursos financeiros que você nem sabia que tinha. Este processo é simples e acessível, e pode proporcionar um alívio financeiro inesperado. Não deixe de fazer a consulta e, se houver valores a receber, siga os passos para resgatá-los. Continue atento e aproveite essa oportunidade para organizar suas finanças de maneira eficiente.

Abaixo você encontra os links Oficiais do Banco Central para informações sobre o sistema de valores a receber. Caso queira continuar lendo o artigo siga lobo abaixo.

Quer saber se tem valor a receber?

Quer solicitar o valor ou consultar protocolo de solicitação?

O que é o “Valores a Receber” dos Bancos

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual você pode consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor.

No Sistema de Valores a Receber (SVR) você pode:

  • consultar e saber como solicitar os seus valores ou de sua empresa;
  • consultar e saber como solicitar os valores de pessoas falecidas desde que você seja herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal.

Documentação necessária

Para solicitar o resgate dos valores, você precisará de alguns documentos. Geralmente, são necessários:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH, etc.).
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Documentos que comprovem o vínculo com a conta ou instituição financeira (se aplicável).

Como solicitar o resgate

O processo para solicitar o resgate dos valores a receber é relativamente simples:

  1. Após verificar a existência dos valores, siga as instruções fornecidas pelo sistema do Banco Central.
  2. Reúna toda a documentação necessária.
  3. Preencha os formulários e envie os documentos digitalizados através do portal.
  4. Aguarde a confirmação e o processamento do seu pedido.

Perguntas frequentes

  1. Como sei se tenho valores a receber? A consulta pode ser feita diretamente no site do Banco Central, inserindo seus dados pessoais.
  2. Quais são as principais fontes desses valores? Contas inativas, tarifas cobradas indevidamente, consórcios encerrados, entre outros.
  3. Quais documentos são necessários para o resgate? Documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que comprovem o vínculo.
  4. Quanto tempo demora para receber os valores? O prazo pode variar, mas geralmente leva algumas semanas para o processamento completo.
  5. Posso verificar valores a receber de familiares falecidos? Sim, herdeiros podem consultar e solicitar o resgate de valores pertencentes a familiares falecidos, desde que apresentem a documentação correta.