Debêntures: É seguro Investir? Qual a rentabilidade

debêntures

Para quem quer uma alternativa aos rendimentos bancários, as debêntures são a bola da vez. Com foco no investimento em empresas não-financeiras, esse tipo de aplicação pode gerar ganhos substanciais. Basta entender como como aplicar da maneira certa e com a intensidade adequada. Depois de compreender os aspectos básicos desse tipo de investimento, você não vai ter dores de cabeça quando acompanhar seus ganhos financeiros. É claro que existem fatores que tornam cada investimento algo confiável ou de risco. Nesse post você terá algumas respostas importantes sobre dúvidas envolvendo este investimento de renda fixa:

  • Qual é a diferença entre debêntures e investir em CDB?
  • Que rendimentos você pode esperar ganhar?
  • É seguro investir nesse tipo de aplicação financeira?

A diferença entre as debêntures e o CDB

Uma das melhores e mais assertivas características de um bom investidor é sua capacidade de discernimento. ‘Discernir’ envolve compreender diferenças e interações entre elementos. Se quer subir às alturas como investidor, desenvolva discernimento. Por esse motivo, é preciso compreender claramente a diferença básica que existe entre as debêntures e o CDB, ou Certificado de Depósito Bancário. Ambos envolvem empréstimo a uma instituição.

Porém, debênture é um empréstimo a empresas não-financeiras. Quem faz esse tipo de aplicação financeira não está lidando com bancos. Já o CDB faz jus à sua sigla: é um empréstimo que o investidor faz a um banco, requerendo de volta os juros resultantes do rendimento do certificado.

Que rendimentos você pode esperar receber das debêntures?

Da mesma forma que os bancos tornam variáveis seus CDBs, as debêntures dependem bastante das empresas que as lançam. Os fatores de rentabilidade ligados às debêntures são divididos em dois aspectos:

  • Parte fixa
  • Parte variável. Esse aspecto da rentabilidade normalmente está ligado a algum índice inflacionário. Um deles é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)

Algumas empresas rendem debêntures de até +6%. Outras apresentam possibilidade de até +8% de rendimento, e os prazos costumam ir de três a cinco anos.

Simulador de Debêntures

A melhor maneira de descobrir se uma debênture vale a pena ou não, é fazendo cálculos. Pensando nisso, criamos um simulador de debêntures, que calcula de forma automática o retorno de seu investimento.

debenture investimento

Debêntures disponíveis na Easy Invest

Que segurança existe neste investimento?

Todo investidor deseja um alto grau de segurança em seus investimentos. Por mais agressivas que sejam suas estratégias, é preciso ter a sensação de controle. Nesse sentido, as debêntures não recebem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Alguns encaram esse o único ponto desfavorável dessa forma de aplicar dinheiro. Essa característica chega a ser irônica, pois muitas das empresas que possibilitam receber esse empréstimo do investidor são bem maiores do que algumas das instituições bancárias do país. Apenas citando um exemplo clássico, a Vale (chamada até 2007 de Companhia Vale do Rio Doce) é bem maior do que um Banco privado como o Bradesco.

Ela emite debêntures que podem trazer ao investidor grandes somas de retorno financeiro. Porém, os termos de garantia que a Vale apresenta são diferentes dos que o Bradesco dispõe. Por outro lado, algumas empresas passíveis de dívidas permitem que um dos seus bens fique alienado, ou vão mais longe, oferecendo garantias bancárias que tornam o investimento mais seguro. Aprofundar-se no assunto levará você a entender melhor vários tipos de debêntures e suas garantias de investimento. Você pode pesquisar mais a respeito desses tipos de proteção de investimento:

  • Garantia Flutuante
  • Garantia Real
  • Garantia Fidejussória

Entender as diferenças entre debênture e CDB e também investimento em LCI, parte fixa e variável de rendimento e as garantias disponíveis para debêntures ajudará você a tomar decisões mais efetivas na hora de escolher onde seu dinheiro será aplicado.

Saiba como Investir no Tesouro Direto

Os comentários estão encerrado.