As Debêntures são a grande novidade no mundo dos investimentos no Brasil. Apesar de ser ainda pouco conhecida, muitos já estão se aventurando neste investimento que está entre os mais rentáveis do Brasil, como opção de renda fixa.

Se você deseja começar seu investimento em Debêntures, mas não sabe quanto seu dinheiro poderá render, nós podemos lhe ajudar. Criamos um novo simulador de debêntures que calcula de forma simples, o quanto sua aplicação irá render ao longo dos anos de investimentos.

Para fazer sua simulação deste investimento, basta informar os campos abaixo:

  • Data de Compra: Quando será feito seu investimento
  • Data de Venda: A data de vencimento da debênture, cada uma vence em data diferente
  • Valor Investido: Qual o valor inicial pretende investir
  • Taxa da Debênture: Qual será a taxa oferecida pela Debênture que pretende comprar, ou seja a rentabilidade fixa
  • Imposto de renda: A grande maioria não cobram imposto de renda, mas podem ser que existam
  • Taxa IPCA:  Qual taxa do IPCA (Inflação) para o período
  • Taxa Corretora: Algumas corretoras podem cobrar taxas por este tipo de investimento.
  • Taxa do Tesouro IPCA: Este campo serve de comparação, entre com a taxa oferecida pelo Tesouro IPCA, próximo ao vencimento da debênture

Resultado do Simulador de Debêntures

Depois de informar os campos acima, o simulador de debênture irá calcular de forma instantânea o resultado de seu investimento. Você poderá verificar os seguintes campos:

  • Resgate Bruto: Este será o valor do rendimento bruto do seu dinheiro na debênture, sem descontos ou taxas
  • Resgate Líquido: Este campo irá mostrar quando seu dinheiro rendeu com todos os descontos, de Imposto de Renda ou taxas de Corretora
  • Lucro Líquido: Este será seu lucro líquido em reais, já descontado o valor inicial do investimento, taxas e IR
  • Rentabilidade a.a: Qual será sua rentabilidade líquida em % ao ano
  • Rentabilidade a.m: Qual será sua rentabilidade líquida em % ao mês

Debênture ou Tesouro IPCA

A grande vantagem de utilizar nosso simulador, é que além de descobrir qual será seu retorno com investimentos em debêntures, poderá também comparar seu investimento com o Tesouro IPCA.

É muito importante que esta comparação seja feita, já que o Tesouro IPCA é um título público do governo que também é atrelado ao indicador de inflação (IPCA) e, que garante uma segurança muito maior.

Verificando no simulador, você pode observar que o último bloco faz a simulação de investimento utilizando os mesmos valores preenchidos para sua debênture. Desta forma, você poderá identificar qual dos dois investimentos é o mais rentável.

O que são Debêntures

As debêntures são títulos emitidos por empresas privadas para captar recursos financeiros. Estes títulos ou papéis de investimentos, pagam uma taxa como prêmio e outra taxa que pode ser atrelada ao IPCA (Taxa da inflação) e ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Os bancos e financeiras podem emitir produtos de investimentos para angariar fundos, como CDB, LCI, e Poupança, para oferecer empréstimos a seus clientes. Já as empresa privadas, não podem emitir estes tipos de produtos, mas podem emitir debêntures, que funcionam quase da mesma forma.

Quando uma empresa deseja ampliar seu ramo de mercado, ela poderá emitir debêntures ao mercado financeiro. Desta forma, investidores poderão comprar estas debêntures em troca de uma taxa de investimento. Estes indicadores devem ser conhecidos antes de começar seu investimento.

Vantagens de Desvantagens

A vantagem das debêntures em relação a investimentos como Tesouro Direto e CDB, é que quando o papel paga inflação mais bônus da debênture, ela não cobra imposto de renda. Ou seja, os papéis de debêntures que pagam Taxa + IPCA, estão isentos de IR.

A desvantagem da debênture em relação a investimentos em bancos comuns, como CDB ou LCI, está no fato da segurança. Seu investimento em bancos e financeiras estão seguros pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito. Este fundo garante a segurança de seu dinheiro em até R$250 mil por instituição financeira.

Também existe uma desvantagem da debênture em relação ao tesouro IPCA, que é o investimento em títulos públicos do Governo. Nas debêntures, você empresta seu dinheiro para empresas, que podem correr o risco de falência. Já nos títulos do tesouro, seu dinheiro é emprestado ao Governo, o que torna seu risco de investimento muito menor.

Outra desvantagem, está no fato de sua debênture não ser liquidada no mercado, o que pode fazer com que seu dinheiro fique preso.

Dicas para comprar boas Debêntures

Devido ao risco em relação ao Tesouro IPCA, CDB e LCI, é importante que as debêntures ofereçam ótimas taxas, bem acima de outros investimentos. Outra grande dica, é comprar debêntures de grandes empresas, que estão com boa saúde financeira.

As boas empresas são qualificadas por alguns indicadores, que são analisados por empresas classificadoras de risco. Através destes indicadores você poderá identificar se uma empresa é boa para compra de debêntures.

Outros Simuladores de investimentos