Cotação do Dólar Hoje

dolar hoje cotação
Nota de Dólar Eua- Foto: Pixabay

Cotação do Dólar Hoje atualizada em tempo real.

[sc name=”dolar”]

Como Funciona a Cotação do Dólar e sua variação de preço

O dólar é a moeda referência para a taxa de câmbio no Banco Central. A moeda americana é utilizada como base para negociações e operações entre países. A cotação do dólar sofre variações a cada segundo, devido a diversos fatores externos.

O principal fator para a subida ou descida do preço do dólar, está relacionado a oferta e procura da moeda. Quanto mais disponibilidade de dólar no mercado, menor é a cotação. E quanto menos dólar existe no mercado, maior é seu valor.

Um exemplo claro onde isto acontece, é na bolsa de valores. Quando o número de investidores estrangeiros no país aumentam, através da compra de papeis na Bolsa, a cotação tende a cair. O contrário acontece quando os investidores optam por retirar seus investimentos do Brasil, devido a uma piora econômica.

Risco país e a influência no preço do dólar

O Risco País é um indicador que mede a saúde financeira de países emergentes. Este rating é utilizado para tentar definir o grau de instabilidade econômica de alguns países.

Quanto menor é o Risco País, maior é o número de investidores, portanto, menor pode ser o preço do dólar. Quanto maior o Risco, menor é o número de investidores, e consequentemente, maior é a cotação do dólar.

Influência do Governo no valor do dólar

Um outro fator que pode afetar a cotação da moeda americana no Brasil, é o Governo. Isto acontece quando a equipe econômica interfere no mercado para estabilizar o dólar, deixando o Real desvalorizado. Esta medida, pode tornar os produtos nacionais mais competitivos no mercado internacional, aumentando assim o número de importações e exportações.

Existem três tipos de dólar:

  • Dólar Comercial: Cotação utilizada para operações em bolsa de valores e para transações realizadas entre empresas e países.
  • Dólar Turismo: Preço utilizado para pagamentos no exterior. A cotação do dólar turismo é sempre mais alta que a do turismo.
  • Dólar Paralelo: Dólar vendido por pessoas ou empresas que não tem autorização devida para comercializar a moeda