Como funcionam as Debêntures

Existem diversas maneiras para realizar investimentos. Você sabia que as debêntures são uma excelente opção? Elas possuem bastante rentabilidade, e claro, segurança e, a busca por esse tipo de investimento aumentou muito nos últimos tempos. Isto aconteceu em virtude do aumento de ofertas dos títulos, dos bons rendimentos que eles trazem, do valor inicial mais baixo para aplicação e, também, graças ao crescimento de investidores que passaram a conhecer melhor o mundo financeiro.

Saiba mais sobre esse investimento frequentemente mencionado no mercado de finanças.

Empresas de Energia Elétrica, como a Cemig, possuem a modalidade de debêntures para investimento

O que é? Como funciona?

Eles são títulos de dívidas, os quais geram rendimentos aos investidores. Assim, o investidor que decide por este tipo de aplicação, é o credor da empresa escolhida e, ainda, recebe juros tanto fixos quanto variáveis, no fim do período que foi determinado na hora da contratação do título.

Resumindo, o investidor empresta o seu dinheiro para uma empresa/companhia através da obtenção de títulos. Em troca, ele recebe uma remuneração que foi definida de acordo com o prazo e as taxas.

Como investir?

Para obter esses títulos, o processo é bastante parecido com o da compra de ações na bolsa de valores. Isto acontece, pois, a negociação é similar, uma vez que você pode vender os títulos a qualquer hora no mercado. Existem duas maneiras para investir em debêntures. Uma delas é adquirindo o título e a outra é através de fundos de investimento. Porém, as duas maneiras podem ser realizadas no site da corretora (selecionada por você). Independente da escolha, basta seguir os procedimentos abaixo:

  • Abra uma conta em uma corretora de valores;
  • Realize a transferência do valor que deseja investir de sua conta bancária para a sua conta na corretora;
  • Escolha o investimento e continue da mesma maneira que faria com o Internet Banking.

Depois, é só acessar a área de investimentos em renda fixa. Você verá que há uma lista disponível. Logo, escolha em qual opção deseja investir e clique no carrinho de compras. Em seguida, abrirá uma tela para que você digite o valor a ser aplicado e realize a sua assinatura eletrônica. Por fim, basta clicar em “comprar”. Depois desse processo, você acompanha o seu investimento em sua área, desde de que esteja logado.

Tipos de títulos

Há 2 tipos de títulos:

  • Conversíveis: que podem ser convertidos em ações da empresa escolhida no final do prazo definido;
  • Simples: que não podem ser convertidos em ações.

Vantagens

Há várias vantagens neste tipo de investimento:

  • Rentabilidade: no geral apresenta bom rendimento, principalmente porque consegue acompanhar indicadores como o CDI;
  • Isenção de impostos: algumas opções possuem isenção de impostos;
  • Diversificação de carteira: é excelente forma para diversificação dos investimentos,  além de ajudar a proteger o capital. E claro, com mais chances de lucro.

Riscos

Mas, há certos riscos também:

  • Risco de crédito: quando a empresa não paga o devido pelo seu investimento. Por isso, é necessário ter bastante cuidado ao escolher o título. Especialistas no assunto são uma grande ajuda nessa hora;
  • Riscos financeiros da empresa: quando a empresa não possui fluxo de caixa suficiente. Dessa forma, você não pode receber o valor combinado;
  • Risco cambial e de juros também são alguns possíveis riscos.

Deu para entender melhor o que são debêntures? Uma excelente e diversificada forma de investimento. Para saber mais sobre o assunto, fique ligado em nosso blog. Gostou dessa matéria? Assine nossa newsletter para saber mais.

Como funcionam as Debêntures
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário