Fundo de Renda Fixa

fundo renda fixa

Os investidores tem diversos perfis e cada tipo de investimento requer atitudes bem diferentes, dependendo do resultado final desejado. Você já ouviu falar, por exemplo, do Fundo de Renda Fixa?

Assim como em outros posts do nosso blog, queremos deixá-lo informado sobre os diversos meios de investimento da atualidade. Portanto, hoje separamos informações que o ajudarão a entender os seguintes pontos importante:

  • O que é o Fundo de Renda Fixa?
  • Como funciona esse tipo de investimento?
  • O que se pode dizer sobre a rentabilidade dele?
  • É seguro investir no Fundo de Renda Fixa?
  • Que passos se deve tomar para fazer investimentos que realmente valem a pena?

Esperamos que nossa abordagem o ajude a tomar boas decisões em relação a seus recursos financeiros.

O que é?

Esse tipo de investimento, chamado por alguns de Fundos de Renda Fixa, e por outros como Fundos Renda Fixa permite mais flexibilidade para o investidor na escolha dos ativos. De que forma?

Quem optar pelo Fundo de Renda Fixa poderá investir em:

  • Títulos pré-fixados ou pós fixados.
  • Títulos do Tesouro.
  • Títulos que estão ligados à crédito, como por exemplo, CDB’s e debêntures.
  • Títulos que têm forte relação com a inflação.

Como funciona o Fundo de Renda Fixa?

Quem procura pelo Fundo de Renda Fixa normalmente deseja um tipo de investimento que traga mais segurança. Se este for o seu caso, essa opção é bem recomendada.

A razão disso têm a ver com a porcentagem de sua carteira que fica atrelada aos Títulos do Tesouro. O valor retido é de 80%, e você possuirá garantia de que esses ativos, sintetizados através de derivativos e possuindo o menor risco de crédito possível, possuem elevado poder de segurança.

Outro detalhe está relacionado ao poder de alavancar seus recursos com este tipo de investimento. Com este objetivo, é possível encontrar uma diversidade bem grande de desempenhos no Fundo de Renda Fixa. Isso anima muitos que, mesmo optando por tipos mais conservadores de investimento, ainda desejam lucrar com sua estratégia financeira.

Assim, o Fundo de Renda Fixa não possui semelhança com os Fundos Referenciados (DI), que têm oscilação mínima e um comportamento estável, em parte por causa de suas taxas para a administração dos recursos.

Rentabilidade dos fundos

O que determina a rentabilidade do Fundo de Renda Fixa? Em grande parte, os ganhos estão atrelados às regras dos diferentes tipos de fundo. Um exemplo disso pode-se ver no uso que alguns fazem de títulos de crédito. Seguindo por essa direção, o Fundo consegue elevar seu potencial de rendimentos.

A rentabilidade do Fundo de Renda Fixa é considerada elevada e, por esse motivo, normalmente apresenta alguns riscos. Por isso, sempre pesquise a fundo sobre os seguintes elementos:

  • Qual é a quantidade de crédito (ou poder de alavancagem) que o fundo em questão utiliza?
  • Qual foi o histórico de rentabilidade desse tipo de fundo?

Essa análise dos riscos envolvidos podem deixá-lo mais tranquilo antes de tomar sua decisão final.

Lembrete: apesar de raras vezes surpreender seus investidores, o Fundo de Renda Fixa costuma oscilar entre o mínimo de 90% e o máximo de 110% do CDI. Às vezes ocorrem oscilações mais agressivas. Mas, como dito antes, a raridade dessas ocorrências poderão deixá-lo bem mais tranquilo do que preocupado. Dificilmente você terá surpresas com rendimentos negativos (perdas financeiras).

Segurança

Quais são os maiores fatores de segurança do Fundo de Renda Fixa? Veja só alguns deles:

  • Quem realiza uma boa gestão do fundo em geral supera com sucesso o CDI.
  • Os prazos para realizar resgates são bem curtos em comparação com outros fundos de investimento. No caso do Fundo de Renda Fixa, é possível resgatar valores entre 2 e 3 dias.
  • Existem boas opções para investir a partir de R$ 1 mil.
  • A possibilidade de ocorrerem perdas com rentabilidade negativa é quase nula.

Como investir em fundos de renda fixa

A última, e talvez a mais importante pergunta a ser respondida, é: como devo investir no Fundo de Renda Fixa? Vamos entender isso com calma.

Se a pessoa que investir tolerar pequenos fatores de risco para render seus ganhos mais do que o CDI, a melhor opção são os diversos tipos de Fundo de renda Fixa.

Os riscos menores são normalmente relacionados aos ativos de crédito. São somente estes que poderiam representar perdas para você como investidor, Assim, tenha certeza de entender bem os riscos de qualquer investimento de Fundo de Renda Fixa.

Por possuírem uma baixíssima possibilidade de perdas, justificam a tranquilidade que você vai sentir por saber que legou seus rendimentos a um dos fundos mais seguros que existem no atual cenário nacional.

Os comentários estão encerrado.